MENU
BLOG
Nosso olhar sobre o universo da arquitetura e um misto de tudo que vemos por aí. Para ficar bem informando, acesse nosso espaço de conteúdo.

Como escolher o apê em relação à posição solar?

Se você está à procura de um novo apartamento, provavelmente já se deparou com termos como “face norte”, “face leste” dentre a lista de vantagens e características da planta e posição. Mas você tem familiaridade com o significado e real vantagem da relação do imóvel e a posição do sol? Como isso interfere na iluminação e valorização dessa planta? Vamos falar sobre a relação do apê e a posição solar nesse post para auxiliar na sua avaliação!

Iluminação solar: qual face mais indicada? Conheça as opções!

Vamos lá! O que a posição solar determina na luminosidade da planta e temperatura e umidade dentro do apartamento?

É comum vermos “face Norte” como um dos diferenciais listados em chamadas de imóveis, isso se deve a posição geográfica do hemisfério sul, que faz com que o caminho do Sol do Leste para o Oeste tenha uma linha mais inclinada para o Norte. Relembrou esse trajeto das aulas de geografia? Os imóveis nessa posição solar têm maior incidência de luz e recebem sol durante todo o dia, fatores muitos valorizados principalmente no Sul do Brasil, em razão do clima. Ficou mais fácil para avaliar o anúncio?

Já a posição solar Leste faz com que o imóvel receba bastante luz na parte da manhã, uma vez que o sol nasce nesse ponto, porém, a incidência dos raios solares é mais fraca nesse período do dia, implicando em luminosidade com uma sensação térmica mais fraca.

Nos imóveis face Oeste, a insolação dos cômodos acontece durante a tarde, e como esse período em que o Sol fica no Oeste (poente) é mais extenso que o da manhã, a incidência dos raios é mais intensa, fazendo com que os cômodos fiquem mais aquecidos para o período da noite. E tudo isso pode ter uma escolha particular, mas também interfere muito na valorização do imóvel.

E para fechar, temos os imóveis localizados à face Sul, sendo essa a face menos procurada devido à baixa incidência de luz direta. No verão, cômodos voltados para essa face poderão receber a luz do Sol nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, já no inverno a incidência da luminosidade será mais baixa. Nesses casos, por exemplo, será importante a instalação de aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores para maior conforto térmico, além de desumidificadores também podem ajudar a evitar a proliferação de fungos em ambientes mais fechados.

Todo cuidado é pouco na hora de escolher

Para conhecer corretamente a posição solar na qual seu imóvel se encontra é fundamental estar atento ao fato de que nem todos os cômodos da planta estarão voltados para uma única face. Pense assim: os dormitórios e salas são considerados locais de maior uso. Dessa forma, é importante verificar os pontos já citados para que não haja surpresas na hora que você estiver morando em seu apartamento novo.

Ao falar em insolação, após conhecer as faces do imóvel que se pretende adquirir, é preciso verificar no local a presença de edifícios, árvores, pontes e afins, fatores que irão influenciar diretamente na formação de sombras e bloqueios da luminosidade.

Esse breve glossário sobre as possíveis posições solares foi útil na sua busca? Conta pra gente qual a face que está seu imóvel!

Fontes:

imoveis.estadao.com.br

Jornal Gazeta do Povo

Continue lendo nosso Blog