MENU
BLOG
Nosso olhar sobre o universo da arquitetura e um misto de tudo que vemos por aí. Para ficar bem informando, acesse nosso espaço de conteúdo.

Marcos da arquitetura de São Paulo

Você saberia identificar arquiteturas marcantes na capital paulistana? Para conhecer a famosa “selva de pedras”, uma das cidades mais verticalizadas do Brasil, é imprescindível reconhecer e admirar alguns edifícios e construções que marcam a cidade. Sendo amante da arquitetura ou não, fazer um passeio por alguns desses prédios é sem dúvida uma aula de cultura e nos permite viajar no tempo.

Vamos conhecer alguns dos marcos da arquitetura paulistana?

Pinacoteca de São Paulo: o importante museu paulistano fica instalado na antiga edificação do Liceu de Artes e Ofícios. O prédio, tradicional estilo neorrenascentista, que foi inaugurado de forma parcial em 1990, teve a sua projeção pelo escritório de Ramos de Azevedo e não chegou a ser finalizado.

Casa de Vidro Lina Bo Bardi: a Casa de Vidro Lina Bo Bardi foi construída pela arquiteta que dá nome à construção, residência onde morou com seu marido por quatro décadas. O lugar escolhido para a casa foi o loteamento da Fazenda de Chá Muller Carioba, que fica localizado na região do Morumbi. Hoje o local é espaço para divulgação de sua obra.

Praça do Patriarca: localizada no bairro da Sé no centro de SP está rodeada de importantes marcos da cidade e situada onde localizavam-se os maiores casarões paulistanos.

MuBE: no Jardim Paulista, o edifício-sede do MuBE (ou Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia) é um dos mais expressivos do grande nome na arquitetura e design Paulo Mendes da Rocha. Ao seu redor, o paisagismo de Burle Marx completa a linguagem da obra arquitetônica.

MASP: fundado em 1947 pelo mecenas e empresário Assis Chateaubriand, é reconhecido como primeiro museu moderno no país. A construção foi projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi e teve como base colunas de concreto e vidro, deixando o edifício suspenso. 

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano: em memória à esposa do casal, a casa elaborada no ano de 1950 foi projetada pelo arquiteto Oswaldo Arthur Bratke. No espaço com requinte, os visitantes podem acessar um acervo composto de pinturas que datam do século XVII, bem como peças de porcelana, pratarias, mobiliários e arte sacra do século seguinte.

Centro Cultural São Paulo: com muitas inovações arquitetônicas e utilizando diversos tipos de materiais, como aço, vidro, acrílico, tijolo, concreto e tecido foi inaugurado em 1982. Desde sua criação, o espaço é dedicado às artes em suas diferentes expressões.

Praça das artes: o anexo ao Teatro Municipal é autônomo e foi projetado e idealizado pelo paulistano Marcos Cartum e pelos mineiros Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci. O espaço também é destinado ao ensino e expressões artísticas.

Auditório Ibirapuera: dentro do importante parque na cidade com mesmo nome, foi desenhado na década de 1950 por Oscar Niemeyer. O auditório é composto por um bloco único que na planta forma um trapézio, já em corte, forma um triângulo. Este monumento faz parte do conjunto de prédios do parque paulistano, como marquises e Oca.

Museu da Imagem e Som: é interessante saber que a direção do museu realizou um concurso que elegeu os arquitetos Camila Fabrini e Álvaro Razuk para modificarem o prédio original e criarem transformações e inovações em sua estrutura, o que permitiu a separação entre Museu Brasileira da Escultura e o Museu da Imagem e Som.

Cinemateca Brasileira: maior acervo de filmes da América do Sul, a cinemateca brasileira foi idealizada por Eduardo de Jesus Rodrigues e Lúcio Gomes Machado, em 1989. Porém, foi a partir do ano 2000, Nelson Dupré passou a coordenar as intervenções.

Edifício Viadutos: são 368 apartamentos em 26 andares que foram desenvolvidos pelo empresário Artacho Jurado que tem participação importante na construção da arquitetura de São Paulo. A inauguração aconteceu na década de 50 e no topo é possível ver toda cidade de SP numa incrível visão 360 graus.

Quantos desses marcos da arquitetura de São Paulo você já visitou? Que tal enxergar a cidade de pontos de vista diferentes fazendo um tour por cada estilo de arquitetura?

Continue lendo nosso Blog