MENU
Apê Sisal
SOBRE
GALERIA

APÊ SISAL

Ficha Técnica

Projeto: Studio Canto Arquitetura

Ano: 2024

Área: 115m²

Localização: Perdizes | SP

Autores do projeto: Amélia Ribeiro, Claudia Lopes e Tiago Oliveiro

Fotos: Julia Novoa

Produção: Arqventura

O projeto Apartamento Sisal representa uma nova fase de vida de clientes do Studio Canto. Esta é a segunda vez que trabalhamos para essa família. “Com o aumento da necessidade de espaço, eles optaram por mudar para um novo apartamento, agora com 116m², após terem vivido em um de 70m².” explica Claudia Lopes, arquiteta do escritório.

A premissa do projeto foi proporcionar organização, praticidade e conforto, liberando mais tempo para que pudessem desfrutar com a filha e receber amigos.

DETALHES DO PROJETO E LAYOUT

Ao entrar no apartamento, uma pequena marcenaria para calçados foi integrada ao acesso ao lavabo, oculto por um painel de marcenaria. Já na sala, a integração da varanda com essa e a cozinha foi uma das intervenções realizadas, criando um espaço amplo para circulação, especialmente importante para um casal que gosta de cozinhar junto. Nesse contexto, uma península com bancada foi instalada na cozinha, junto a uma mesa de madeira rústica na varanda. Esses espaços não só facilitam a interação durante as refeições, mas também oferecem um ambiente acolhedor para receber visitas e desfrutar de momentos de convívio.

Na sala, o layout foi ajustado para acomodar um sofá "L" maior, atendendo ao pedido dos moradores. Uma poltrona foi posicionada de frente para o sofá, criando um ambiente propício para conversas e interações entre os presentes.

A varanda, agora integrada à área de jantar, também abriga um aparador que serve como apoio para uma pequena coleção de vinis, criando um espaço multifuncional que conecta a cozinha e a sala de jantar. No corredor que leva aos quartos, há acesso às duas suítes e ao quarto de hóspedes, que também funciona como quarto de brincar, proporcionando uma organização fluída e funcional do espaço íntimo da casa.

SOBRE O NOME DO PROJETO

Para o nome Sisal, a escolha refletiu a leveza do material, a brasilidade que inspirou também produção de objetos e o aspecto orgânico do conceito, que se relaciona à fluidez que a equipe procurou transmitir ao projeto.